sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Lançamento horizontal

O que seria um lançamento horizontal? É muito simples de explicar, um lançamento horizontal é um lançamento horizontal ou seja na horizontal, sendo na horizontal é um lançamento horizontal. Chega de brincadeirinha e vamos ao que interessa ao lançamento horizontal, para entendermos melhor vamos a um desenho.
Como podemos ver, se a minhoca que está em cima atacar uma granada na de baixo, esse movimento que a granada executar será de um lançamento horizontal.Galileu Galilei, observando a composição dos movimentos, concluiu que podia estudar o movimento resultante de um corpo analisando separadamente os movimentos que o compõem e enunciou o princípio da independência dos movimentos, que diz "Se um corpo se encontra sob a ação simultânea de vários movimentos, cada um deles se processa como se os demais não existissem".

No eixo x desprezando a resistência do ar, o corpo descreve um MU.
No eixo y já consideramos a aceleração da gravidade constante, portanto o corpo descreve um MUV.






Alcance
Sendo o movimento do projétil no eixo x um MU, utilizaremos a fução horária das posições. Considerando o x como A(alcance) e considerando também a posição inicial do projétil zero a função horária ficara:Tempo de queda
Já no eixo y o projétil realiza um MUV, a posição em vez de ser representado como x passa a ser h e a aceleração em vez de a passa a ser g (gravidade). Considerando o referencial no projétil sua posição inicial é zero e sua velocidade inicial no eixo y e zero também, então a função horária das posições no MUV ficara:Vetor velocidade
A velocidade do projétil é sempre tangente à curva. Para carcularmos a velocidade do projétil num determinado instante t, utilizaremos o Teorema de Pitágoras:

Nenhum comentário: