quinta-feira, 11 de novembro de 2010

E surge as cores de um corpo!

Agora vamos entender o porque de quando olhamos essa imagem abaixo, vemos tantas cores.Mas antes devemos saber o que é luz monocromática e policromática.

Luz monocromática: Essa luz e constituída apenas por uma cor. Exemplo: A luz amarela, emitida por lâmpadas de sódio comumente usadas na iluminação publica.
Luz policromática: A palavra poli significa muitos. Sendo monocromática uma cor, policromática é de duas ou mais cores. Exemplo: A luz branca proveniente do Sol.
A cor de um corpo por reflexão
As cores que os corpos apresentam dependem das cores das luzes que elas refletem difusamente, ou seja um corpo e verde quando reflete luz verde.Um corpo que, ao ser iluminado pela luz solar, reflete difusamente todas as componentes, não absorvendo nenhuma, é um corpo branco. Já um corpo que, ao contrário, não reflete nenhuma componente e absorve todas, e um corpo negro.
Leis da reflexão
Em uma superfície perfeitamente polida como na imagem abaixo:Seja RI um raio de luz incidente, I o ponto de incidência desse raio, RR o raio refletido e N a normal à superfície S pelo ponto de incidência I.
O ângulo i que o raio incide forma com a normal é denominado ângulo de incidência, e o ângulo r que o raio refletido forma com a normal é chamado ângulo de reflexão.
Primeira lei: O raio incidente, o raio refletido e a normal são coplanares.
Segunda lei: O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão
A cor de um corpo por refração
Eventualmente pode ocorrer que a cor de um corpo por reflexão seja diferente da cor desse corpo por refração, isto é, as componentes refletidas difusamente por um corpo podem ser diferentes das componentes refratadas difusamente.

De todas as cores componentes que constituem a luz solar, a luz azul é a que sofre maior difusão ao atravessar a atmosfera da Terra. Isso explica por que o céu é azul.


Nenhum comentário: