Então, precisamos pensar de que forma podemos estruturar para que possamos diferenciar um corpo mais "pesado" de um corpo mais "leve" e além disso relacionar com a variação de posição dele. Para tudo isso existe o momento...
A letra p significa momento linear, a letra m significa massa e v significa velocidade |
O momento é uma grandeza que se conserva, logo, se ele tem um momento P agora, ele terá um momento P futuramente, a não ser que alguma coisa interfira nele, como por exemplo variar a sua velocidade. Porém sabemos que de magia nem a física sobrevive, então para variar a velocidade deve haver alguma coisa interagindo, vamos por partes:
Existe um momento inicial (Po) que vai estar com velocidade inicial (Vo) e momento final (P) que está com a sua velocidade final (V):
Sabemos que toda variação, implica necessariamente numa diferença e numa variação do tempo, afinal nada acontece instantâneamente.
Falta apenas incluir o tempo, e chegaremos a mais duas definições da física, a aceleração e a força....
E aí, vai dizer que você já não viu isto antes? Nada mais óbvio do que a 2ª lei de Newton. Ou seja para haver variação do momento linear, deve necessariamente haver uma força, se não o gordo da padaria (o dos posts anteriores) não vai variar a sua velocidade. Sem força implica em não ter alteração do movimento, mas isso não significa ausência de movimento, pois o corpo pode estar em Movimento Uniforme, onde não há aceleração.
Coisas importantes para o bom andamento do namoro...
Força é sempre medida em Newton (N) no SI, e aceleração em metros por segundos ao quadrados (m/s²). E o significa de aceleração é: variação da velocidade no tempo. Você lembra o da velocidade ainda, certo ?!
E para não dizer que não falei, o momento linear é uma das grandezas que se conservam em casos especiais, assim como a energia mecânica, momento angular e outras... Veremos mais para frente isso, e é de suma importância na Física...
Nenhum comentário:
Postar um comentário