sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Primeiras definições...

Antes de começarmos a estudar mecânica clássica precisamos definir certos pontos, são eles:
- distância e variação
- tempo
- massa

DISTÂNCIA E VARIAÇÃO

O primeiro, mais simples de ser explicado é o que mais usamos no cotidiano. Todos temos a noção de distância, afinal quando os dinossauros armados invadem a sua casa, o mais importante além de matá-los é permanecer o mais longe possivel.

Essa noção de longe e perto, para a física, seria muito abstrato, e portanto é necessário definir números. Como vimos nos fundamentos, é preciso que essa grandeza distância, venha carregada de uma unidade, e ela é no Sistema Internacional o metro (m).

Portanto, podemos dizer que algo está a 15m, ou 5cm, ou mesmo 200km. Todos multiplos e submultiplos do metro, entretanto, nem sempre isso é suficiente. As vezes é necessário dizer a direção e o sentido, porque dizer que algo está a 20m para a direita ou para a esquerda é muito diferente.

Surge então a noção de direção e sentido, logo chegamos a conclusão que metro é uma grandeza vetorial.

Quando quisermos dizer que algo está na direção do plano, aquela que estamos comum a ver, usaremos a notação X, quando quisermos dizer que algo está na direção de cima-baixo, ou seja caindo ou subindo, usaremos a notação Y, e quando for o outro lado, o obscuro, notaremos de Z.

Outro ponto importante, que usaremos muito é a noção de variação (ou diferença) que é em regra é o mais importante, pois em via de regra pouco importa a posição absoluta, e sim a variação a qual ela sofreu.

Então definiremos que variação de X é portanto:

Xf é posição final, Xo é posição inicial, e a pirâmida (delta) significa variação

Então, quando nos deparamos com uma situação do cotidiano, como exposta acima, percebemos que os dois dinossauros estão a uma distância maior, que a distância entre o dinossauro da esquerda e o Mario saindo do armário. Também podemos perceber, que o Mário, está muito mais perto do dinossauro da direita do que o da esquerda. Essa intuição pode ser expressa em números.

Por exemplo, se Xo que é a nossa referência, estiver no ponto 2m. E Xm (o Mário) estiver a 7 metros de Xo, então a variação de Xo até Xm é 5m. Se o outro dinossauro estiver a 1m do Mário, podemos dizer então que ele está a 8m de Xo, e a variação entre Xo e Xd é 6m.


TEMPO

Na mecânica clássica, que estamos vendo, tempo é algo muito intuitivo e também absoluto, pois não se pode definir exatamente o que é o tempo, e sim variações dele, afinal sempre pensamos: "faltam 15 minutos para o ônibus passar" ou "faltam 3 horas para o fim do mundo", esta noção de intervalo de tempo é muito usual. 

O tempo é absoluto porque ele é independente do movimento, ou seja, o tempo sempre passa igual para qualquer pessoa e em qualquer tipo de movimento. Se formos para velocidade muito grandes, onde começa a valer a Relatividade de Einstein, o tempo começa a ser relativo, aí já é outra história.

Então definiremos que variação de T é de forma similar a de X, logo:


Tf é tempo final, To é tempo inicial, e a pirâmida (delta) significa variação

MASSA

O termo massa é pouco utilizado no cotidiano, porém o verificamos todas as vezes que nos "pesamos" em uma balança, o correto seria dizer que estamos nos "massando" na balança, pois afinal o resultado que aparece no visor, não é o seu peso, pois peso tem haver com força, e sim a sua massa que é a quantidade de inércia que seu corpo possui.

Então o que seria "quantidade de inércia" ? É a capacidade que o seu corpo possui de resistir a uma alteração do movimento. Assim quando tentamos levantar aquele amigo gordo, super gordo mesmo, vestido de rosa e caido na padaria percebemos que é praticamente impossivel, e aí percebemos que é muito mais fácil apenas comprar o pão e levá-lo para casa.

Portanto para nós, massa será um conceito absoluto, uma grandeza escalar, que será sempre medida em gramas (g) e seus múltiplos e submultiplos.

Um comentário:

F.F.F. disse...

Muito bom esse post! fiquei sabendo que talvez rola alguns videos, espero que nao demorem a serem postados!