terça-feira, 24 de agosto de 2010

I Resumo da Semana

Aeeeeeeee, para você que leu as postagem da 1 semana da parte de mecânica, vamos a um resumo mostrado as formulas e como aplicalas em exercícios, e você que não leu as postagem vá ler.

-Velocidade média-
A formula da velocidade média é o espaço que eu quero dividido pelo tempo:Exemplo: Um ônibus percorre uma distância de 180 km/h em 2 h 30 min. Calcular a velocidade escalar média do ônibus em m/s, durante esse percurso.Exemplo: Um carro percorre a primeira metade de uma viagem com velocidade média de 40 km/h e a segunda metade com velocidade média de 60 km/h. Qual é a velocidade média do carro durante a viagem total?

-MRU função horária da posição-
A função horária das posições de um movimento uniforme nos fornece a posição do corpo no decorrer do tempo sobre uma determinada trajetória:Exemplo: Dois carros partem simultaneamente de dois pontos de uma reta, separados por uma distância de 15 metros, percorrendo-a na mesma direção e em sentidos contrários, com velocidades constantes e iguais a 2 m/s e 3 m/s.a)Em qual instante, após a partida, se verifica o encontro?b) Qual a posição do encontro?

-MRUV aceleração-
A aceleração, a grandeza física responsável pela variação da velocidade, definida por:Exemplo: Um automóvel, correndo com velocidade de 90 km/h, é freado com uma aceleração constante e pára em 5 segundos. Qual a aceleração introduzida pelos freios?
-MRUV função horária da posição-
Para calcularmos a posição do corpo no MRUV no decorrer do tempo é dada por:Exemplo: Um carro viajando com velocidade escalar de 72 km/h breca repentinamente e consegue parar em 4 segundos. Considerando a desaceleração uniforme, qual a distância percorrida pelo carro durante esses 4 segundos?

-Torricelli-
A formula que relaciona a velocidade com o espaço percorrido pelo corpo num MRUV: Exemplo: Um avião, na decolagem, percorre, a partir do repoiso e sobre a pista, 900 mestros com a celeeração escalar constante de 50 m/s². Calcular a velocidade de decolagem do avião.-Queda dos corpos-
Aqui começa a agir a aceleração da gravidade, essa aceleração varia, mas a mais utilizada e a 10 m/s².
Exemplo: Um helicoptero joga um corpo numa altura de 80 metros. Desprezando a resistência do ar e adotando g= 10 m/s², determine:
A)O tempo gasto pelo corpo para atingir o solo.
B)A velocidade do corpo ao atingir o solo.

-Lançamento horizontal-
No lançamento horizontal o corpo descreve 2 movimentos o MRU(horizontal) e o MRUV(vertical), podemos concluir 3 formulas:
Exemplo:Mario vai lançar um casco horizontalmente do alto de uma colina de 500 metros de altura com velocidade inicial de 40 m/s. Dado g = 10 m/s², calcule:
A)O tempo que o projétil leva para atingir o solo.
B)As coordenadas do projétil no instante 4 segundos.
C)Mario como e muito malvadão vai conseguir matar a coitada tartaruga que esta a uma distancia de 400 metros da colina?

Nenhum comentário: