sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Lei zero da termodinâmica

Vamos estudar então a termologia uma matéria muito supimpa master fodasticamente boa. Uai mas o que essa tar de termologia esturda? A termologia estuda o calor e suas interações com a matéria, vamos começar falando sobre a lei zero da termodinâmica.

Lei zero da termodinâmica
Uma coisa que devemos saber antes é sobre um sistema isolado, nesse sistema não há trocas de calor entre os meios, mas o que é calor? Mas para frente explicaremos...

Faça essa experiência em sua casa, mas lembresse: sempre escondido dos adultos! Pegue a sua mão direita e coloca num pote com agua quente, e a sua mão esquerda num pote com agua fria, o que você percebe? Que sua mão direita fica quente e a outra fria. Agora encoste uma mão na outra, o que você percebe? Que a mão direita (que estava no pote quente) parece fria para a mão esquerda, e o oposto ocorre com a mão esquerda.

Passando um tempo com as duas mãos juntas, você percebe que as duas estão na mesma temperatura, o que ocorreu?

Ocorreu o equilíbrio térmico, ou seja, existiu troca de calor entre as duas mãos ate que elas ficassem com a mesma temperatura. Mas cumpade, temperatura e calor não são a mesma coisa?
Não são coisas bem diferentes que são facilmente confundidas.

-Temperatura é a grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um corpo, ou seja se as partículas estiverem muito agitadas o corpo vai estar quente e se estiverem pouco agitadas frio. A temperatura e medida °C , K, °F.

-Calor é quando um corpo quente e outro frio são colocados em contato, ou seja vai acontecer no experimento anterior das mãos, vai ter troca de calor até que atinja o equilíbrio térmico, então calor é a energia térmica em trânsito, entre dois corpos ou sistemas, decorrente apenas de existência de uma diferença de temperatura entre eles.

Com o que aprendemos hoje podemos entender porque carne esquenta quando estamos fazendo aquele churrasco de domingo ou quando queremos esquentar uma linguiça. É isso... Agora você já sabe o que e lei zero da termodinâmica e a diferença de temperatura e calor, no próximo post vamos falar como e medida a temperatura e mais umas coisinhas.

"Eu disse ao meu psiquiatra que todo mundo me odeia. Ele disse que eu estava sendo ridículo, nem todo mundo me conhece ainda." Rodney Dangerfield

Nenhum comentário: