Voltando a luz...
A luz é um fenômeno físico bastante intrigante, foi estudada por séculos, desde os tempos gregos... De ínicio acreditava-se que a luz teria um comportamento corpuscular, ou seja, "pequenas massinhas de luz" estavam viajando por aí e faziam toda essa iluminação, esta idéia foi tomada por muitos, inclusive Newton foi sua fiel defensora.
Mais tarde, outros cientistas (como Maxwell, Compton e Einstein), perceberam que era impossivel utilizar o comportamento corpuscular da luz para explicar diversos fenômenos, como por exemplo difração e interferência.
De forma bem simples.. Refletire-mo-eis!
É quando você abre a porta do quarto e está tudo escuro... Só existe uma fresta bem pequena para a luz da outra peça passar, mas mesmo assim praticamente todo o quarto é iluminado. Mas como? Porque a luz na realidade se comporta como onda, ela preenche todo o espaço!
Ou seja luz é onda agora. Mas depende da situação em que se analisa...
Isto é o famoso caso dualidade onda-particula da luz! No qual o cientista Planck foi muito importante, ao reafirmar a utilização da luz como particula, não é a toa que existe o fóton de luz (a particula de luz) que é essencial para explicar a luz como onda. É muita loucura!
Basta saber, que para alguns casos, como refração a luz comporta-se como particula, percorrendo sempre o menor trajeto possivel (Principio de Fermat), mas as vezes comporta-se como onda, quando sofre espalhamento ou interferência.
Outros pontos importantes...
- Quando a luz comporta-se como onda, ela é composta por uma campo elétrico e magnético que é perpendicular entre si, e a velocidade de propagação é perpendicular a estes dois (esse é o ponto que você não entendeu nada, mas tudo bem, é normal se sentir assim, eu também me sinto as vezes)
- Quando a luz comporta-se como particula, ela é um fóton que não tem massa mas tem momento linear, ou seja ela é capaz de empurra algo mesmo não possuindo peso!
- A velocidade da luz é sempre a mesma para qualquer referencial (principio da Relatividade de Einstein)
- A luz viaja no espaço vazio, ou seja, no vácuo
- A sua velocidade é de 300.000 km/s, ou seja é muito rápida
Para finalizar, um fato curioso para você contar para sua avó..
A óptica foi desenvolvida em paralelo com o eletromagnetismo.. Só depois que Maxwell percebeu que a luz poderia ser uma onda eletromagnética (até aí acreditava-se que a onda era só particula) é que uniu-se as duas "ciências" e percebeu-se a relação entre as coisas...É muito água para nossa betoneira, mas dá um bom cimento essa história!
Nenhum comentário:
Postar um comentário