quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Exercicios termologia

1)O senhor babuza frustrado com a ultima tentativa de fazer um termometro resolveu fazer outro e graduou incorretamente em graus Celsius. Ele assinala 1°C para o gelo em fusão e 97°C para a água em ebulição, sob pressão normal. Determine a única temperatura, em graus Celsius, que esse termômetro assinala corretamente.

2)(EEM-SP) O aro da roda de uma locomotiva é feito de aço e tem diâmetro interno 58,45cm. Ele deve ser montado na "alma" da roda, que é de ferro fundido, e tem diâmetro de 58,55. Esses dois diâmetros foram medidos à mesma temperatura 25°C. Os coeficientes de dilatação linear do ferro fundido e do aço, supostos constantes, são respectivamente e . As duas peças são colocadas numa estufa e depois de aquecidas são montadas formando o conjunto. Qual a menor temperatura das peças para que a montagem seja possível?

3)Uma chapa de alumínio e outra de cobre têm áreas respectivamente iguais a 80 cm² e 80,4 cm² a 0°C. Sabendo que e , determine a temperatura em que elas terão áreas iguais.

4)(PUC-SP)Ao guardar dois copos de vidro iguais, uma dona de casa encaixou um dentro do outro. Quando foi utilizá-los de novo os dois estavam presos e ela não conseguiu separá-los. Resolveu, então, colocar água quente no corpo interno. Você acha que ela teve sucesso? Explique e, em caso negativo, sugira outro procedimento prático para separar os copos, evitando que eles quebrem.

5)(Fuvest-SP)A 10°C, 100 gotas idênticas de um líquido ocupam um volume de 1 cm³. A 60°C, o volume ocupado pelo líquido é de 1,01 cm³. Calcule:
A) A massa de 1 gota de líquido a 10°C, sabendo que sua densidade, a esta temperatura, é de 0,90 g/cm³;
B) O coeficiente de dilatação volumétrica do líquido.

6)Uma caixa cúbica metálica de 10 litros está completamente cheia de óleo, quando a temperatura do conjunto é de 20°C. Elevando-se a temperatura até 30°C, com um volume igual a 80 cm³ de óleo transborda. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação volumétrica do óleo é igual a , determine:
A) A dilatação do recipiente.
B)O coeficiente de dilatação linear do metal.

7)(FUNREI-MG) Uma ponte apoiada sobre dois pilares feitos de materiais diferentes, sendo que o pilar maior tem 40 m de comprimento, possui coeficiente de dilatação linear . O pilar mais curto tem comprimento 30 m. Para que a ponte permaneça sempre na horizontal, o material do segundo pilar deve ter um coeficiente de dilatação igual a?

8)(UFPR) O Senhor Babuza está à procura de uma material que tenha um coeficiente de dilatação alto. O objetivo dele é produzir vigas desse material para utilizá-las como suportes para os telhados das casas. Assim, nos dias muito quentes, as vigas dilatar-se-iam bastante, elevando o telhado e permitindo uma certa circulação de ar pelas casa, refrescando o ambiente. Nos dias frios, as vigas encolheriam e o telhado abaixaria, não permitindo a circulação de ar. Após algumas experiências, ele obteve um composto com o qual fez uma barra. Em seguida, o cientista mediu o comprimento L da barra em função da temperatura T e obteve o gráfico a seguir:Analisando o gráfico, é correto afirmar que o coeficiente de dilatação linear do material produzido pelo cientista vale?

9)(Fuvest-SP) Considere uma chapa de ferro circular, com um orifício circular concêntrico. À temperatura inicial de 30°C o orifício circular tem um diâmetro de 1 cm. A chapa é então aquecida a 330°C.
A) Qual a variação do diâmetro e da área do furo, se o coeficiente de dilatação térmica linear do ferro é ?
B) A variação da área do furo depende do diâmetro da chapa?

10)(ITA-SP) Um anel de cobre, a 25°C, tem um diâmetro interno de 5 cm. Qual é o diâmetro interno desse mesmo anel a 275°C, admitindo-se que o coeficiente de dilatação linear do cobre no intervalo de 0°C a 300°C é constante e igual a .

E isso ae se divirtão com os exercícios, sempre que postarmos exercícios entre 1 ou 2 semanas postaremos as respostas. Duvidas, sugetões, criticas, ou qualquer outra coisa e só escrever um comentário ou mandar um email para min ou o senhor babuza.

Nenhum comentário: