terça-feira, 19 de outubro de 2010

Espelhos esféricos

Espelhos esféricos
Quem já foi em uma panificadora já deve ter visto esses espelhos:Ou em um parque de diversão em que os espelhos nos deixa mais magros, altos, etc, ou seja aspectos engraçados:Esses espelhos podem ser utilizados para obter energia, como o forno solar de Odeillo, obtendo temperaturas acima de 3000° C, da uma potência térmica de 1000 kW:Esses espelhos esféricos podem ser utilizados de muitas formas diferentes como vimos, mas vamos definir o que é um espelho esférico.

Esse espelho é originado de uma calota esférica (iguais aquelas bolas de enfeitar árvores de Natal) cuja a parte de uma superfície esférica limitada por um plano, dando origem a um espelho esférico em que uma das superfícies é refletora:
Esses espelhos podem ser de 2 tipos:
Côncavos: A superfície refletora é interna.Convexos: A superfície refletora é externa.Destacando 5 elementos importantes nos 2 espelhos esféricos acima:
Centro de curvatura: Representado pelo ponto C, que é o centro da superfície esférica de onde retiramos a calota.
Vértice: Representado pelo ponto V, que é o pólo da calota.
Eixo principal: É a reta que contém o centro de curvatura, foco e o vértice do espelho.
Ângulo de abertura: É o ângulo formado por dois eixos secundários que passam pelas extremidades do espelho.
Foco: É o ponto médio entre o centro de curvatura e o vértice. Em um espelho côcavo os feixes refletido passa pelo foco ou melhor dizendo se concentram no foco, já no convexo o ponto de encontro dos raios está nos seus prolongamentos. A distância entre o foco F e o vértice V do espelho é denominada distância focal e indicada por f. O foco principal F se encontra aproximadamente no ponto médio do segmento definido por C e V.As considerações feitas são válidas para espelhos de pequena abertura. Quando raios de luz paralelos incidem paralelamente ao eixo de um espelho esférico côncavo de grande abertura, os raios refletidos não convergem para um único ponto do eixo principal, mas formam uma mancha luminosa. Esse efeito é denominado aberração esférica.

"Homens realmente grandes, não nascem grandes, tornam-se grandes." O Poderoso Chefão

Nenhum comentário: