segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Imagens num espelho plano

Imagens num espelho plano

Agora falaremos sobres espelhos...

Uma coisa muito importante que devem saber nunca quebre um espelho é 7 anos de azar...

Mas vamos ao que interessa, um espelho plano comum é constituído de uma lâmina de vidro de faces paralelas, sendo que uma das faces é depositada uma delgada camada de prata (face refletora).

Vamos representar um raio de luz partindo do ponto C, incide no espelho, sofre reflexão e atinge o olho.
A imagem do ponto C se forma "atrás" da face refletora, a distância entre o ponto C e o espelho é a mesma que a imagem do espelho. O ângulo incidência i e o mesmo que o ângulo reflexão r.
Espelhos planos não invertem a imagem, mas troca a direita pela esquerda e vive-versa. Levante sua mão direita na frente do espelho, a imagem da mão direita é a mão esquerda.

Imagens de um objeto entre dois espelhos plano

Não vamos ficar de muito bla bla bla, vamos direto a formula, pegue o ângulo entre os 2 espelhos, divida 360 por esse ângulo diminua por -1 e terá quantas imagens serão formadas.
Não vou ser tão ruim assim, vou explicar como funciona. Pegando um ângulo de 90° entre 2 espelhos vai formar 3 imagens, mas porque formara 3 imagens, vamos então aos desenhos feito no paint.
Note que os espelhos dividiram o espaço em quatro setores iguais, o que corresponde a dividir 360° por 90°. O -1 corresponde ao objeto C. Chegamos a seguinte conclusão: em que N é o numero de imagens formada e o alpha e o menor ângulo entre os 2 espelhos.
Importante:Repetindo, nunca, mas nunca quebre um espelho. Quando dividir 360 por qualquer ângulo e der um número par a formula que fornece o número de imagens é válida qualquer que seja a posição do objeto entre os espelhos. Se essa divisão der um número ímpar já na e mais valido, somente se, o objeto estiver equidistante entre os espelhos.

Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor."Algum texto do ENEM"

Nenhum comentário: