terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dilatação, o inicio...

Quando começamos a estudar termologia, a primeira coisa que nos veem a mente é dilatação, afinal sabemos que dilatação ocorre quando há variação da temperatura.

Todo mundo já se deparou com a seguinte situação:
A noite, ouve os barulhos da casa, estralando, se mexendo, ruindo... As vezes você pensa que é um ET ou um fantasma, ou até mesmo um dinossauro com uma metralhadora, pode até ser... Mas muitas vezes é a dilatação dos materiais que está acontecendo.

Toda materia é formado por moléculas, e moléculas vibram porque tem energia, e a soma de tudo isso chama-se temperatura, como já haviamos comentado. Mas quando se aumenta a temperatura, aumenta-se a vibração.. Logo, mais vibração, mais espaço entre as moléculas e o resultado macroscópico (o que você vê) é que o objeto aumentou (ou diminuiu, caso a temperatura diminua).

Para começarmos a estudar a dilatação, temos que definir algumas coisas, que são bem simples...
>> Variação de comprimento (ou dilatação linear), L é comprimento final e Lo inicial 
>> Variação de temperatura, T é temperatura final e To inicial 
>> Alfa é coeficiente linear de dilatação
O alfa existe porque cada material dilata de forma diferente, se todos sofressem a mesma dilatação não seria necessário ele, mas sabemos que o ferro dilata mais do que um pedaço de madeira.

Agora para montar a equação vamos fazer o seguinte pensamento...
A variação do comprimento deve ser proporcional a temperatura, porque sabemos que quando aumenta a temperatura, aumenta a dilatação. Também sabemos que deve ser proporcional ao alfa porque cada material dilata de forma diferente. Por fim, mas não tão óbvio, quanto maior o material, mais ele dilata (isso só dá para perceber experimentando ¬¬).


Portanto, chegamos a seguinte equação:
Vamos ver isso na prática:

Aqui uma barra de metal possuia um comprimento inicial (Lo), após aumentarmos a temperatura ela sofreu uma dilatação linear e aumentou o seu tamanho para L. Existe uma outra forma de exprimir a equação da dilatação linear (a de cima), podemos fazer ela nos diretamente o comprimento final ao invés da variação dele. Basta fazer...


Estas são as duas formas que você pode utilizar para resolver os seus problemas de dilatação...

Não misture dilatação do corpo (hã, daquelas partes...) com essa dilatação aqui, porque aquela acontece de forma biológica, é o sangue que endurece as veias e aumenta o tamanho, e não a temperatura.. Afinal, tem cada louco nesse mundo, vai ver acha que tá pequeno e resolve colocar na panela para esquentar.

Nenhum comentário: