sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Temperatura e Calor, dois que não são um

Aí que quente hoje! Nossa tá me dando um calorão, essa temperatura que não baixa nunca.

Putz grila! E aí, qual é calor e qual é temperatura? No cotidiano é muito fácil confundir as palavras, afinal calor e temperatura são praticamente sinônimos. Então vamos definir MAIS UMA VEZ o que é cada coisa....

Temperatura é a medida de agitação molecular, ou seja, as moléculas que são formadas de átomos, que por sua vez são formadas de prótons, neutrons e elétrons, que por sua vez são formados de quarks, que por sua vez.... bom, não vamos continuar porque se não o negócio complica!

Bom, você deve imaginar que dentro de um corpo qualquer, seja ele sólido, liquido ou gasoso, ocorrem choques entre as moléculas, porque elas não ficam paradas, esses choques podem ocorrer em diversas direções, além do que as moléculas também vibram, ou seja tá acontecendo muita coisa dentro da matéria. O resultado disso tudo, dessas energias que elas liberam nos choques e etc, é chamada de temperatura. Para corpos microscópicos (coisas pequenas, muito pequenas), ou seja, que não são macroscópicos (coisas grandes) não existe temperatura. Concluimos então que temperatura é uma grandeza macroscópica e escalar.

Mas como se trabalha com temperatura?
Temperatura tem a letra T e é medida no SI com °C (grau Celsius) e K (Kelvin, para algumas coisas cientificas, principalmente quimica). Existe uma outra temperatura, a °F (grau Fahrenheit) usada principalmente nos paises que tem temperatura negativas.

Cada temperatura tem uma escala, ou seja, °C e K trabalham com a escala centigrada, ou seja entre o PONTO DE EBULIÇÃO DA ÁGUA até o PONTO DE FUSÃO DA ÁGUA existem 100 intervalos. Já o °F para esta mesma diferença existem 180 intervalos.

Em cada escala foi definido o ponto de fusão da água:
°C >> 0 °C
K >> 273 K
°F >> 32 °F

O ponto de ebulição é mais simples... Nas escalas centigradas é só somar 100, nas escalas de 180 intervalos, soma-se 180.
°C >> 100 °C
K >> 373 K
°F >> 212 °F

Existe uma relação entre todas as escalas, e é dada por uma fração:

Se você quiser determinar a temperatura numa escala X, basta subtrair o PF (Ponto de Fusão), e dividir pela diferença entre o Ponto de Ebulição (PE) menos o PF (Ponto de Fusão)

Bom, essa é a relação geral, podemos fazer uma simplificação:


Agora que já explicamos bastante a temperatura, vamos de calor...

Calor não é temperatura, apesar de falarmos "hoje o calor tá impossivel", estamos falando errado. Calor é a energia térmica em transição. Calor é uma das formas de energia: como a potencial, a cinética e outras.

Pense assim... sempre que empurra algo, uma parte da energia cinética ("a força sua") perde um pouco da energia em calor, porque nem toda a sua força é usada pra movimentar o negócio, perceba que normalmente quando é muito dificil empurrar o objeto se esquenta na parte de baixo,.decorrente do calor.

Calor utiliza a letra Q e é medida em cal (caloria). E é bem isso que você tá pensando, quando você pega um pedação de rosbife, e vê lá: "possui 150 kcal" significa que aquele alimento vai fornecer para você 150 mil calorias, que você depois vai utilizar para se movimentar, pensar, e ler o blog.

A energia térmica (calor) não existe parada, ela vai existir no momento em que você comer o bife, e ele transferir para você, essa energia vai se converter em energia quimica (no seu corpo) que depois você vai utilizar como energia mecânica para movimentar as coisas. Perceba então que a energia é a mesma mas ela se apresenta de diversas formas, e uma delas é na forma de calor.

Receber calor significa que vai aumentar a temperatura do corpo, porque ela fornece energia para o corpo o que aumenta a agitação molecular, que consequentemente gera o aumento da temperatura.

Ao invés de usar caloria, pode-se utilizar Joule (J), a relação entre uma e outra é que a cada 1 caloria vale 4,12 Joules (o cervejereiro que descobriu a relação entre calor termodinâmico e energia mecânica).

Um comentário:

F.F.F. disse...

uhull!! termo.. melhro parte da fisica.... pode ser usado tambem p conversao de temperaturas é o (Meio-Baixo)/(Cima-Baixo)

(o.O,)