quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MRUV... Parte I

No primeira caso, o Movimento Uniforme (MU) ocorre quando não há ação de forças, ou seja, não há aceleração, e nisto resulta em velocidade constante. Você deve se perguntar onde isto ocorre, e eu diria que em algumas situações podemos aproximar, mas não todas!

Porém, de forma geral o que se tem é aceleração, também não é constante mas variável, mas como ainda estamos no principio temos que ir pelo mais fácil... Então se algum maluco for lá e fazer força no objeto, o que acontecerá? Será que a posição irá se comportar da mesma forma como no MU?

Pense no MRU como o dinheiro, no começo você tem bastante e ele vai indo aos poucos, quando você vê não tem mais nada, porque a velocidade com que você gastou só aumenta!

Adianto o seguinte....

Quando fazemos força de forma constante, ou seja, sempre aplicamos a mesma força no corpo, a sua aceleração tem que ser constante, afinal F=ma, Se F é constante e m nunca muda, a deve ser constante. No MU percebemos que x era linear quando v era constante, aqui podemos inferir que v será linear porque a será constante (perceberam a escadinha?), e consequentemente x deverá ser uma parábola (ou seja, equação do 2º grau).


Primeira de tudo, o que é essa tal de aceleração que eu tanto comentei? Vocês curiosos, deve estar se perguntando, será um avião? Será uma grandeza física de carater vetorial medida em m/s²? Será uma torrada? Não! É uma grandeza física de carater vetorial medida em m/s²...

Na verdade já vimos ela, lembram? Foi dita neste post:
Não vamos nos ater ao futuro, vamos de momento linear...

O que é importante lembrar, é que aceleração é a rapidez com que a velocidade muda, assim como velocidade é a rapidez com que a posição muda. Quando temos aceleração significa que a velocidade está variando no tempo.

Agora que sabemos, podemos partir da fórmula da aceleração média, e isolar a variação de velocidade:

O método é muito simples, basta isolar a variação da velocidade da fórmula da aceleração média e considerar que o tempo inicial é zero! É claro, que para simplificar as coisas...



<< Esta equação é muito importante, e fácil de se lembrar!

Vendo isto de forma bonitona:

Essa foto usurpada da internet, nos mostra como funciona a velocidade, o D ali é o nosso famoso X, e perceba que existe aceleração, afinal para cada segundo que passa, a velocidade aumenta e a posição também!
Uma pergunta que você nunca deve se questionar...
Mas e se eu sou bem lerdo, e quero decorar uma fórmula só, não pode ser só essa aí?
Claro! Basta ver, que se não ter aceleração, V=Vo, e logo é o MU.

No próximo post, continuaremos e chegaremos até a função da posição, a temível gigante dos mares!


"Não sabendo que havia aceleração, fui lá e fiz de forma constante..."
(Babuza, o filósofo)

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Sr. Babuza...

Muito bom o post!!! =]