Agora que já sabemos como é a função da velocidade, podemos encontrar a função da posição. Primeiro vamos analisar o gráfico da velocidade no tempo...
Perceba pelo gráfico, que o dinossauro no momento To (que é zero!) já possui uma velocidade inicial (Vo), com o passar do tempo (olhando o gráfico da esquerda para a direita) a sua velocidade vai aumentando, logo ele deve ter uma aceleração, que podemos tirar do gráfico inclusive.
Porém também sabemos que a área do gráfico, é o deslocamento do corpo, assim como no MU. Como sabemos a forma matemática daquela área podemos deduzir a função da posição.
A área em questão é um trapézio, a base menor (b) é o lado esquerdo (o eixo das ordenadas), a base maior (B) é o lado direito (o traço pontilhado), a altura (h) é a parte de baixo (eixo das abscissas), o 2 é o número dois. Então vamos lá...
Aqui perceba que a fórmula matemática está em cima, e a transformação para a parte física está em baixo, ou seja, matemática nada mais é que o canivete da física!!
Como sabemos o tempo inicial é zero, e também conhecemos V que aparece na equação acima, podemos fazer o desenvolvimento...
Resolvi mostrar o desenvolvimento desta equação, para ficar claro que é um procedimento simples e que não passa apenas de uma dedução lógica do movimento, nada místico e retirado do nada.
A última, que é então a função horária da posição do MRUV, pode se reduzir a do MU, basta considerar que não há aceleração.
<< Função horário da posição do MRUV
Bom, é isso, aguardem a parte III onde iremos mostrar os gráficos e outras funções do MRUV!
Nenhum comentário:
Postar um comentário