sábado, 4 de setembro de 2010

I Resumo de termologia

Ae primeiro resumo de termologia!! Mas lembresse antes de ir aos resumos leia o que postamos antes para compreender melhor o que for dito aqui.


Temperatura, calor e medidas termométricas
Temperatura: É a medida de agitação molecular, quanto mais agitado mais quente, menos agitado menos quente.

Calor: Energia térmica em movimento entre os corpos. Exemplo: dois corpos de temperaturas diferentes são colocados juntos, ocorrera troca de calor enquanto não atingir o equilíbrio térmico.

Escalas: As principais escalas são grau celsius °C, kelvin K e o fahrenheit °F. A relação geral entre elas é: Mas pra que serve essa relação?
Vamos aos exemplos:

1) O senhor Babuza, ao calibrar um termômetro de mercúrio que ele mesmo fabricou(deve se uma porcaria), determinou erradamente(e é mesmo) para o ponto de fusão e ebulição os seguintes valores: PF=-37ºB PE=675ºB (B = escala do babuza). Qual deve ser o valor da temperatura ambiente no laboratório, sabendo-se que em um termômetro Celsius ela vale 25ºC?2) Três termômetros A, B e C tem os seguintes pontos de fusão e ebulição:A-PF = 0, PE= 100. B-PF= -50, PE= 250 e C-PF= 100, PE= 500. Calcule o número de graus a que corresponde, em cada escala, uma temperatura de 50°F.
3)(ITA) Um pesquisador achou conveniente construir uma escala termométrica (escala P), baseada nas temperaturas de fusão e ebulição do álcool etílico tomadas como ponto zero e cem da sua escala. Acontece que na escala Celsius (ou centígrado) aqueles dois extremos da escala do pesquisador têm valores -118°C e 78°C. Ao usar o seu termômetro para medir a temperatura de uma pessoa com febre, o pesquisador encontrou 80 graus P. Calcule a temperatura de uma pessoa doente em graus Celsius (°C).
Dilatação linear
Variando a temperatura de um objeto, este vai se dilatar. Em determinados objetos a dilatação ocorre mais facilmente (tem um coeficiente maior) e em outros a dilatação é menor (coeficiente menor), a relação da dilatação linear é:1) O comprimento de um fio de alumínio é de 40 m a 20°C. Sabendo-se que o fio é aquecido até 60°C e que o coeficinete de dilatação térmica linear do alumínio é de , determinar:
A)A dilatação do fio;
B) O comprimento final do fio.
Dilatação superficial
De forma similar a dilatação superficial, porém é quando esta dilatação ocorre na área. A relação para esta dilatação é dada por:
Importante: Onde o beta equivale a 2 vezes o alfa.

1)Uma placa tetangular de alumínio tem 10 cm de largura e 40 cm de comprimento, à temperatura de 20°C. Essa placa é colocada num ambiente cuja temperatura é de 50°C. Sabendo-se que coeficiente linear é de , calcular:
A) A dilatação superficial da placa;
B) A área da placa nesse ambiente.
Dilatação volumétrica
Na natureza, acontece apenas a dilatação volumétrica, porém estuda-se a linear e a superficial para fins didáticos. Em uma barra de aluminio, será muito mais perceptivel a dilatação linear do que a volumétrica ou superficial. Em uma chapa de bronze, é muito mais simples perceber a dilatação superficial do que a linear. Portanto a dilatação volumétrica é dada por:
Importante: o gama equivale a 3 vezes o alfa.

1)Um paralelepípedo a 10°C possui dimensões iguais a 10 cm x 20 cm x 30 cm, sendo constituído de um material cujo o coeficiente de dilatação térmica linear é . Determinar o acréscimo de volume quando sua temperatura aumenta para 110°C.
Dilatação dos líquidos
Os líquidos dilatam-se sempre mais que os sólidos ao serem igualmente aquecidos. Tento um recipiente totalmente cheio de um líquido e são igualmente aquecidos, como o líquido vai se dilatar mais fácil haverá um escoamento desse líquido.

1)Um recipiente de vidro está completamente cheio com 400 cm³ de mercúrio a 20°C. Aquece-se o conjunto até 35°C. Dados e , calcular:
A)A dilatação do recipiente;
B)A dilatação real do mercúrio;
C)O volume de mercúrio extravasado.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito boa a explicação.

Unknown disse...

Muito boa a explicacao