segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dilatação dos liquidos

Eba! Dilatação dos liquidos, tudo que a gente sempre quis!

Os liquidos assim como os sólidos também sofrem dilatação, isto é bastante óbvio, visto que como tudo é formado por moléculas e as moléculas é que se agitam mais, deve ocorrer dilatação em toda parte! Algumas são visiveis e outras não, mas as dos liquidos é a mais aparente de todas.

Quando você levanta cedo, e precisa tomar um bom café para se manter acordado, você esquenta a água para passar o café, ou o seu chá. Claro, estou supondo que você não tem uma cafeteira. Quando você faz isso, percebe que a água da chaleira esquenta e ela começa a evaporar... Uma parte da água evapora, o que é normal, mas o volume de água é visivelmente maior do que quando você colocou. Por que?

A água está sofrendo dilatação, pois está sofrendo uma variação da temperatura. Na água, não podemos dizer que ocorre dilatação linear ou superficial, apenas a volumétrica, haja visto que não tem como ter água de outra forma.

Para tanto, utilizaremos a mesma equação que montamos no post anterior:

Você já conhece o que é cada termo, então não há necessidade explicarmos novamente! Então, vamos para o próximo ponto importante...

A água nunca está sózinha...
Ou seja, a água está sempre dentro de algum recipiente, e como todo bom recipiente é formado também por matéria, logo ele também dilata. Aí recaí a maioria dos problemas envolvendo a água e dilatação, saber o quanto de água que pode (ou não pode) cair para fora do recipiente, pois podem ter dilatações diferentes.

Qual é a forma de atacar esse problema? É calcular quanto o recipiente dilata, utilizando a equação volumétrica, chegando no resultado, basta verificar quanto a água dilata, e comparar se haverá água transbordando o recipiente ou não! Simples, né?

Não, não é tão fácil, veremos nos problemas =)

Coisas que foram presumidas e não foram ditas, mas que em geral são... 
Temperatura se mede em.... ºC ou K
Coeficiente alfa se mede em... 1/(m ºC) ou 1/(m K)
Coeficiente beta se mede em... 1/(m² ºC) ou 1/(m² K)
Coeficiente gama se mede em... 1/(m³ ºC) ou 1/(m³ K)
Dilatação linear ou comprimento se mede em... m (metros)
Dilatação superficial ou área se mede em... m² (metros quadrados)
Dilatação volumétrica ou volume se mede em... m³ (metros cúbicos)

Detalhe sórdido: A água na realidade nem sempre aumenta o seu volume, perto do ponto triplo (onde ela pode virar vapor, sólido ou liquido), aos 4ºC ela diminui de volume antes de aumentar, este fato que resulta na maravilha da vida! Procure saber mais sobre isto!

Nenhum comentário: